data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
O Colégio Fátima completou 70 anos de história no mês de março. Nesse período em atividade, a instituição é conhecida e respeitada em Santa Maria. Com aproximadamente 1.350 alunos, a escola é a opção em educação de muitas famílias.
O vice-diretor, Antonio José Campagnolo, classifica que esse sucesso representa a trajetória da instituição.
- A escola foi desenvolvida, inicialmente, pelas irmãs palotinas, que, depois de alguns anos, começaram a agregar professores e funcionários. É bastante tempo uma instituição manter-se esse tempo todo. Significa que houve muito trabalho, muita dedicação e muito controle - afirma Campagnolo.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
Há vários casos de famílias em que mais de uma geração passou pela escola. Um exemplo é o professor de ciências da natureza Fabrício Freire de Avila, 40 anos. Ele estudou no colégio entre 1988 e 1995, no período em que estava no Ensino Fundamental. Avila voltou à escola em 2010 para ser professor:
- Surgiu a oportunidade de substituir uma professora em licença-maternidade. Fui chamado para uma entrevista com a direção. Logo que abriu a porta, a irmã Cleusa Maria Casarin, diretora do colégio, olhou para mim e lembrou que foi minha professora de ensino religioso durante a minha sexta série.
Ele comenta que, ao estar novamente na escola depois de anos, foi uma sensação agradável.
- A recepção foi maravilhosa. A sensação foi que estava de volta à casa. Em cada corredor que eu passava recordava momentos que, devido ao tempo que passou, havia esquecido - lembra.
Hospital de São Gabriel é contemplado na última etapa do programa Avançar na Saúde
Atualmente, os dois filhos do professor estudam no colégio. Luisa da Silva de Avila, 13 anos, é aluna do 8º ano, e Pedro da Silva de Avila, 5 anos, está no pré B.
- Penso que o colégio é o melhor lugar para a formação deles. Eles poderem caminhar pelos mesmos corredores e salas por onde passei é uma alegria para mim. Hoje, minha filha é minha aluna. Uma satisfação poder estar com ela dentro da mesma sala de aula. A cada participação dela durante as aulas, vejo o crescimento da personalidade e da maneira como se colocar diante das situações.
O professor diz ter gratidão por tudo o que viveu no colégio e pela equipe que, hoje, orienta os filhos dele. Ele também reforça o sentimento de família que a escola proporciona, o que garante o sucesso na aprendizagem.
ENSINO MÉDIO
Os alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Fátima contam com o apoio de um Chromebook para o atendimento das aulas, no novo modelo do Ensino Médio. Conforme o vice-diretor, a escola trabalha sempre com a perspectiva da educação e humanização.
*Gabriel Marques